Os fluxogramas são instrumentos utilizados para distribuir as disciplinas do Curso de Letras pelos períodos letivos de cada habilitação. Eles registram a carga horária total de disciplinas obrigatórias, Optativas, Eletivas e de Atividades Complementares necessárias à integralização curricular de cada habilitação.
O aluno deve utilizar o fluxograma para acompanhar o progresso de seu curso e para planejar os próximos semestres. As Disciplinas Obrigatórias são consideradas como imprescindíveis para a formação básica e profissional dos alunos e estão diretamente relacionadas à aquisição de conhecimentos específicos da habilitação cursada pelo aluno.
As Disciplinas Optativas visam ampliar a formação profissional, de livre escolha do aluno, dentre um rol de disciplinas previamente determinadas por Resolução do Colegiado do Curso.
As Disciplinas Eletivas são aquelas incluídas no elenco de disciplinas oferecidas pela Universidade, de livre escolha do aluno, com o objetivo de ampliar a sua formação geral. Podem ser escolhidas, inclusive, as obrigatórias ou optativas, desde que cumpridos os requisitos para inscrição na disciplina selecionada.
As Atividades Complementares são atividades regulamentadas pelo Colegiado do Curso, que possibilitam o reconhecimento de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, adquiridas durante o período do Curso de Letras.
Os fluxogramas revelam ainda a existência de prerrequisitos entre as disciplinas. Uma disciplina é considerada um pré-requisito quando for indispensável e necessária para cursar outra disciplina.
Cada uma das 8 (oito) habilitações do Curso de Letras possui um fluxograma:
Licenciatura em Português e Alemão
Licenciatura em Português e Espanhol
Licenciatura em Português e Francês
Licenciatura em Português e Grego
Licenciatura em Português e Inglês
Licenciatura em Português e Italiano
Licenciatura em Português e Latim
Licenciatura em Português e Literatura
Última atualização: 26/01/2023