O que é?
O Trancamento de Matrícula é a suspensão temporária dos estudos do aluno, mantendo o seu vínculo com a Universidade. É garantido ao aluno o direito de inscrição em disciplinas no período subsequente ao término do trancamento.
O Trancamento de Matrícula pode ser solicitado pelo aluno por meio de processo no SEI (https://www.uff.br/?q=processo/trancamento-de-matricula) ou pode ser instalado automaticamente, quando o aluno regular deixar de fazer sua inscrição em determinado período. Neste caso, o Trancamento de Matrícula passa a ser conhecido como Trancamento Automático.
Como fazer?
Os prazos para requerer o Trancamento e a sua suspensão estão disponíveis no Calendário Escolar.
Para interromper o Trancamento Automático, basta o aluno participar do processo de inscrição no período seguinte. Entretanto, se o Trancamento de Matrícula foi solicitado pelo aluno, este deve formalmente expressar a sua intenção de retornar a frequentar o Curso, mediante requerimento formal.
Atenção
O Trancamento de Matrícula (solicitado e/ou automático) é permitido pelo prazo máximo de 4 (quatro) períodos letivos e não são considerados na contagem do tempo que o aluno possui para integralização curricular.
Serão acrescentados ao máximo de 4 (quatro) períodos do trancamento 2 (dois) períodos letivos para o aluno que participar de um intercâmbio com uma universidade estrangeira.
Esses 2 (dois) períodos adicionais estão disponíveis para os demais alunos, desde que o aluno faça um requerimento formal ao Colegiado de Curso, nos casos de:
Atualizado em 18/09/2023.