![]() |
O que é?
É o ato através do qual o aluno vinculado solicita, a cada período letivo, as disciplinas/atividades previstas no Currículo de seu Curso.
Quando fazer?
Os prazos de inscrição em disciplinas constam no Calendário Escolar.
Como fazer?
O processo de inscrição em disciplinas é feito, prioritariamente, no IDuff.
Ele ocorre respeitando os seguintes passos:
1º) Inscrição online: período em que os alunos regulares se candidatam às vagas das disciplinas obrigatórias
e optativas que constam em seu currículo. Esta candidatura não segue ordem cronológica, a posição do aluno na turma é definida respeitando-se vários critérios, dentre os quais o CRA. Ao fim deste processo, as disciplinas constarão no plano de estudos do aluno com as seguintes rubricas: candidato online ou provável excedente.
2º) Validação da inscrição online: neste momento, a Coordenação avalia e valida os planos de estudos dos alunos. Posteriormente, a situação das disciplinas no plano de estudos poderá ser: inscrito online ou excedente online.
3º) Inscrição presencial: nesta fase, são recebidas, exclusivamente no guichê da coordenação, candidaturas dos alunos regulares que não realizaram o processo online (estes concorrerão apenas às vagas não ocupadas na inscrição online). Além disso, neste momento é aberta a possibilidade a todos os alunos de alteração de seu plano de estudos, condicionada à existência de vagas.
4º) Validação da inscrição presencial: neste período, a coordenação valida o processo de inscrição presencial, resultando em disciplinas marcadas como: Inscrito presencial ou Excedente presencial.
5º) Período de ajustes: neste período, correspondente às duas primeiras semanas de aulas, serão permitidas alterações no plano de estudo, devidamente fundamentadas, que deverão ser solicitadas através do SolicitaUFF, no IDUFF.
Obs.: para informação sobre a inscrição em disciplinas no período de ajustes, clique aqui.
Atualizado em 08/01/2020.