GGL – GRADUAÇÃO EM LETRAS

Período de Ajustes

O período de ajustes ocorre nas duas primeiras semanas de todo semestre letivo. O aluno pode requerer cancelamento, mudança de turma e inscrição em disciplinas nesse período por meio do Solicita UFF.

A Coordenação busca atender a todas as solicitações. Os indeferimentos se dão em três casos: a) inexistência de vagas; b) existência de pré-requisito para a disciplina desejada; c) conflito de horários.

Esses casos estão descritos, a seguir, em sua respectiva ordem:

A) Inexistência de vagas: vale ressaltar que a abertura de novas vagas é de responsabilidade de cada Departamento de Ensino. Dessa maneira, o primeiro procedimento que o aluno deve fazer, em caso de inexistência de vagas, é solicitar ao Departamento a(s) vaga(s) da(s) disciplina(s) desejada(s). Depois de aberta(s) a(s) vaga(s), o aluno deve solicitar a inscrição por meio do Solicita UFF.

Listagem dos Departamentos:

Sala 520 – bloco C

GLC: glc.egl@id.uff.br

GCL: gcl.egl@id.uff.br

Sala 514 – bloco C

GLE: gle.egl@id.uff.br

4o andar – Bloco D

SSE: sse.ese@id.uff.br

SFP: sfp.ese@id.uff.br

Observação: a concessão de vaga de um Departamento não garante a sua reserva. Esse é o procedimento padrão dos Sistemas da UFF, em que os processos são analisados na ordem em que são inseridos no sistema de solicitações. Na prática, o Solicita UFF funciona como uma fila de atendimento. Os alunos são atendidos, ordenadamente, à medida que fazem os requerimentos no sistema.

Para evitar indeferimentos em suas solicitações, sugerimos que o aluno, previamente ao pedido, confira a disponibilidade de vagas no Quadro de Horários (https://app.uff.br/graduacao/quadrodehorarios).

B) Existência de pré-requisito para a disciplina desejada: o aluno que solicita inscrições em disciplinas para as quais não cumpriu o pré-requisito também terá sua inscrição automaticamente indeferida. É possível, no entanto, solicitar a quebra de pré-requisito aos Departamentos. Em caso de deferimento, o aluno deve requerer a inscrição no Solicita UFF. Para mais informações, acesse o formulário de quebra de pré-requisito no link a seguir: http://ggl.letras.uff.br/formularios/

C) Conflito de Horários: caso o aluno solicite uma disciplina em horário já comprometido em seu plano de estudos, a solicitação será automaticamente indeferida. Portanto, é necessário solicitar cancelamento prévio na disciplina para a qual deseja inscrição.

Observação:

a) nos sistemas da UFF, há dois tipos de vagas: vestibulandos (ingressantes) e regulares (veteranos). Por meio dessa configuração, alunos ingressantes não conseguem, a priori, se inscrever em disciplinas ofertadas a partir do segundo período, já que as vagas são exclusivamente destinadas a alunos regulares. A única exceção que concedemos é para aluno que entrou pelo (Sisu) e teve processo de correspondência de disciplinas (do primeiro período) deferido. Cabe frisar que, nesses casos, é imprescindível que o aluno informe ao Departamento essa sua condição no momento da solicitação de vaga.

b) O mesmo procedimento não é necessário para os ingressantes de rematrícula, revinculação, mudança de curso e transferência, já que a vaga gerada é de aluno regular.

Atualizado em 24/08/2022

Localização e contato